Saiba sobre o "S/ Mesa de Queijos"...


É sabido da importância do queijo na cultura de Minas. Comer queijo é quase como um ritual, algo para se fazer todo dia, tanto quanto tomar um café... ou dizer bom dia! Patrimônio de Minas Gerais, o queijo é produzido em todo o estado, sendo o “queijo minas” inscrito no Livro dos Saberes como patrimônio imaterial do país.

Existe um conjunto de conhecimentos e expressões culturais em torno do queijo que descreve aspectos da cultura da nossa sociedade. Hábitos, maneiras, comportamentos: queijo com pão, molhado no café... Alguns gostam da casca, outros, cortado em fatias bem fininhas, outros em lascas grossas, graúda. Alguns gostam dele bem curado, outros, mais fresco, queijo novo. Sobre os queijos há sempre uma forma, um gosto, uma predileção.

Sendo um círculo branco, o queijo se configura como um objeto estético... Bonito até. Comê-lo, parti-lo, é uma ação que se aproxima de uma construção geométrica. Cortar o queijo não é somente lhe tomar um pedaço, mas também modificar-lhe a forma: alguns o fazem em lascas, outros em talhas, outros, até pelas bordas, outros ainda, o mais clássico talvez, cortam-no em raios concêntricos. Então, sobre todas as possibilidades e riqueza guardadas no objeto-queijo é que o Projeto “Desenho Museografado – sobre mesa de queijos” se apóia.

"Desenho Museugrafado: S/ Mesa de Queijos" é o registro de uma ação sobre pessoas que se reúnem em torno de um objeto - uma mesa de queijos: uma mesa montada e sobre ela quatro pratos brancos com queijos. Quatro queijos de minas meia cura. Quatro facas para cortar os queijos. A mesa é instalada em lugares, exposições, onde as pessoas são convidadas a comerem os queijos que estão sobre a mesa. A cada momento em que a mesa é instalada, uma pessoa será convidada a fazer o seu ensaio. Os registros em equipamento digital não pretendem ser uma construção estética, com lastros em questões formais, mormente a pessoa que estiver fazendo o ensaio poderá dar esse foco ao seu trabalho. O ensaio individual “S/ mesa de queijos” é livre e deverá refletir a natureza e os interesses de seus autores.

Serão convidadas 20 pessoas para fazerem os ensaios “S/ mesa de queijos”. As imagens resultantes serão editadas em um livro que será lançado juntamente com a mostra que reunirá todo o material produzido.

O Blog “S/ Mesa de Queijos” é um captador de assuntos dos navegantes interessados no projeto. Esses poderão deixar registrados no blog, comentários, causos, receitas, histórias, imagens ou qualquer outra manifestação que tenha como interesse principal do Projeto, o queijo. O material disponibilizado pelos navegantes poderá vir a compor, juntamente com os ensaios, o conteúdo final do trabalho. Pretende-se realizar uma mostra acompanhada de um catálogo que conterá os diversos resultados, seja através das imagens realizadas, seja através do material compilado e disponibilizado no Blog.

Os navegantes que disponibilizarem e indicarem material para o “Projeto Desenho Museografado – S/ mesa de queijos”, deverão deixar nome completo e e-mail para contato.Os organizadores do Projeto se colocam no direito de selecionar os conteúdos disponibilizados pelos navegantes.

Francisco Magalhães
Diretor do Museu Mineiro

* Veja também matéria em Jornal, clicando no link abaixo:
"O Tempo" [ 11 de julho de 2008]

No comments:

Post a Comment

comentente aqui!!

...